Projetos - Administração da produção
Projeto é definido, de acordo com a citção do livro, como “o processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas são satisfeitas através do uso de um produto ou de um sistema que representa a tradução física do conceito”. Sendo assim, podemos concluir que o objetivo da atividade do projeto é satisfazer as necessidades dos consumidores, sendo que este começa em um conceito e termina na tradução deste em uma especificação de algo que pode ser produzido.
Para que um projeto seja considerado bom, ele deve cumprir objetivos de desempenho, de forma que seja confiável durante seu tempo de vida útil, de fácil fabricação, etc. Sendo assim, são classificados como objetivos de desempenho: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Existem dois tipos de projetos, o projeto de produtos e serviços e o projeto de processos. Eles estão interligados de tal forma que o segundo é a especificação dos processos utilizados na construção dos produtos/serviços do primeiro. Portanto, os produtos e serviços devem ser projetos de forma que possam ser produzidos eficazmente e os processos devem ser projetados para que possam produzir todos os prudutos e serviços que venham a ser lançados pela operação.
Um projeto inicia-se com uma ideia mais geral do que poderia ser uma solução adequada para uma necessidade sentida. Com o tempo, essa ideia original é refinada até que contenha informação suficiente para ser transformada no produto, serviço ou processo. À cada etapa, as decisões de projeto reduzem o número de opções disponíveis na atividade de projeto, tornando a ideia do projeto cada vez menos incerta.
Para que um projetos seja eficaz, ele precisa passar por critérios de avaliação de opções de projetos. São essas: Viabilidade (Quão dificil é? – Quais investimentos financeiros e gerenciais são necessários?), Aceitabilidade (Quanto vale a pena? – Qual retorno em melhoria de desempenho e financeiro?) e Vulnerabilidade (O que