Projetointegrador
06/07/2011
As últimas tendências de shopping centers
Um dos destaques da Recon Las Vegas, uma das feiras mais importantes do mundo, realizada no mês passado, foi o debate de temas como sustentabilidade, experiência de compra e tendências do mundo dos malls, a feira expôs dados inovadores do mercado, apresentados pelo sócio-diretor da BrandWorks e especialista em shoppings Luiz Alberto Marinho.
No quesito tendências dos shoppings foi apresentado que, no passado, os shoppings eram predominantemente prédios fechados, escuros e ocupados por lojas. Já os novos projetos agora exploram largamente o uso de espaços abertos, onde as pessoas possam ver o céu e até tomar chuva. “Mesmo shoppings mais antigos, que nasceram com o conceito de caixotes fechados, começam a agregar boulevares e praças”, comentou Marinho.
Uma característica importante dos shoppings no século 21 é o foco no entretenimento - os empreendimentos que conseguirem oferecer maior e melhor diversão saem na frente. Isso inclui não apenas cinemas e áreas de recreação, mas também diferentes opções gastronômicas, que já começam a ser tidas como âncoras em malls internacionais.
Outra tendência do mercado é a construção de complexos com áreas de uso misto, onde varejo, escritórios, hotéis, lazer e edifícios se misturam. Outlets e `lifestyle centers` também ganharam atenção especial na apresentação, revelando-se como bons exemplos de sucesso, apesar de serem direcionados a diferentes públicos.
Atraindo a atenção de frequentadores em busca de lugares agradáveis onde não vão necessariamente para fazer compras, os lifestyle