Projeto
O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. E está presente em todas as ordens vigente no mundo, na escola, na política, no esporte, na empresa e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.
A ética segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes. Em, A Ética a Nicômaco, principal obra de Aristóteles sobre ética, o pensador esclarece que a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está correlatada com os prazeres, nem implícita nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas uma vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos. Trazendo a teoria ética aristotélica para nossa realidade atual, parece-nos a primeira vista que o cidadão brasileiro, em grande parte, esqueceu ou optou por distanciar-se de certos “valores formadores“.
Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais. No âmbito profissional, e ético é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma especifica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento individual e coletivo por caminhos regidos