Projeto
Para a realização desse projeto paisagístico, vários temas foram propostos, e o tema escolhido para inspiração foi em jardins clássicos românticos, pois possui características que se assemelham com o terreno convocado, no caso a Praça Getúlio Vargas, localizada entre a Avenida Brasil, e as ruas Pio XII e Manoel Ribas.
Essas características, como por exemplo, a presença de um eixo central, a vegetação em grande escala e a continuação de grandes gramados foi mantida, por ser de fato uma característica forte desses jardins ingleses, mais outros pontos relevantes desses jardins também foram concebidos, como uma ponte e o uso de espelho d’água em forma de serpente.
Os jardins clássicos românticos, possuem no seu traçado uma grande sinuosidade, levando o usuário a vários pontos da sua área, e com isso nesse projeto se teve a preocupação com essa característica, mais também na preservação da vegetação existente no local, formando assim o traçado do projeto , com o surgimento de grandes gramados com um traçado irregular, entre eles caminhos sinuosos que se encontram em ponto focal, aonde está o marco da praça, formando um grande “quadrado” ao seu redor, sendo ali uns dos seus pontos de encontro, com acesso e visão facilitada, pois a praça foi desenhada com vários pontos de acesso por caminhos ou pela ponte que está situada encima do espelho d’água.
O piso utilizado nas pavimentações das calçadas do projeto é o piso da marca Braston, que tem capacidade drenante superior a 90%, o que diminui significativamente a impermeabilização do solo e oferece segurança a quem transita sobre ele, pois é antiderrapante. No mobiliário urbano, os bancos e balanços foram projetados com uma intenção e inspiração clássica com o uso do ferro ornamental com tintura na cor cobre, e a madeira bem rústica de demolição.
Pensando no usuário que frequenta essa praça, que são na maioria crianças, optamos por manter os parquinhos, mais com um diferencial em sua estrutura,