Projeto
1 - Conhecimento do Problema
Conceitua-se incêndio como a presença de fogo em local não desejado e capaz de provocar, além de prejuizos materiais: quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça.
O fogo, por sua vez, é um tipo de queima, combustão ou oxidação; resulta de uma reação química em cadeia, que ocorre na medida em que atuem: a) combustível, b) oxigênio, c) calor e d) continuidade da reação de combustão.
TEORIA DA COMBUSTÃO
Combustão é um processo de oxidação rápida auto sustentada, acompanhada da liberação de luz e calor, de intensidade variáveis. Os principais produtos da combustão e seus efeitos à vida humana são: 1. GASES (CO, HCN, CO2, HCl, SO2, NOx, etc., todos tóxicos); 2. CALOR (pode provocar queimaduras, desidratação, exaustão, etc.); 3. CHAMAS (se tiverem contato direto com a pele, podem provocar queimaduras); e 4. FUMAÇA (a maior causa de morte nos incêndios, pois prejudica a visibilidade, dificultando a fuga).
Para que ocorra a combustão são necessários:
* Material oxidável (combustível) * Material oxidante (comburente) * Fonte de ignição (energia) e * Reação em cadeia
Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente (em geral o oxigênio) numa reação de combustão.
Comburente é o material gasoso que pode reagir com um combustível, produzindo a combustão.
Ignição é o agente que dá o início do processo de combustão, introduzindo na mistura combustível/comburente, a energia mínima inicial necessária.
Reação em cadeia é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres, que são formados durante oprocesso de queima do combustível.
As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição).
Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.
Até pouco