Projeto
INTRODUÇÃO
Canto coral configura-se como uma prática musical exercida e difundida nasmais diferentes etnias e culturas. Por apresentar-se como um grupo deaprendizagem musical, desenvolvimento vocal, integração e inclusão social, o coro é umespaço constituído por diferentes relaçõesinterpessoais e de ensino-aprendizagem,exigindo do regente uma série de habilidades e competências referentes não somente aopreparo técnico musical, mas também à gestão e condução de um conjunto de pessoasque buscam motivação, aprendizagem e convivência em um grupo social.
JUSTIFICATIVA
O regente de um coral deve atuar com a perspectiva de realizar umtrabalho de educação musical dos integrantes de seu grupo. Para a condução de um trabalho artístico que envolve um grupo diversificado como um coral, faz-senecessária a capacidade de estabelecer critérios, motivar cada um de seusintegrantes, liderá-los e levá-los a uma meta estabelecida. A partir desse processo,pode-se gerar e difundir conhecimentos musicais e vocais, estimulando apropriocepçãoe o aumento da qualidade de vida dentro de uma comunidade.
O canto coral se constitui em uma relevante manifestação educacionalmusical e em uma significativa ferramenta de integração social. Os trabalhos comgrupos vocais nas mais diversas comunidades, empresas, instituições ecentroscomunitários pode, por meio de uma prática vocal bem conduzida e orientada,realizar a integração (entendida como uma questão de atitude, na igualdade e natransmissão de conhecimentos novos para todas as pessoas, independente daorigem social, faixa etária ou grau de instrução, envolvendo-as no fazer o “novo”)entre os mais diversos profissionais, pertencentes a diversas classessocioeconômicas e culturais, em uma construção de conhecimento de si (da sua voz,de cada um, do seu aparelho fonador) e da realização da produção vocal emconjunto, culminando no prazer estéticoe na alegria de cada execução comqualidade e reconhecimento