PROJETO
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
PONTES DE MACARRÃO Projeto de Pesquisa
Nome do aluno: Cristiane Dutra, Daiane Boscardin, Fabiana Lanfredi, Fabricio de Oliveira, Julia Binotto
Nome do Professor: Suellen Spinello Sotille
Disciplina: Metodologia Cientifica
Passo Fundo
2015
TEMA: Construção de pontes de macarrão
EQUIPE: Cristiane, Daiane, Fabiana, Fabricio, Julia
1. INTRODUÇÃO(em construção)
- É a primeira parte do "corpo do trabalho“.
- Dela devem fazer parte: antecedentes do problema, caracterização do tema, contextualização científica e social
- Deve permitir que o leitor tenha uma visão geral do projeto.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
As pontes são construções que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales ou outros obstáculos tanto naturais quanto artificiais.
''Para Diniz (2015), “o projeto de uma ponte é o resultado de um processo criativo constituído por uma sequência de melhorias, afim de atingir uma solução eficiente para a aprovação e a sua construção.”
Tendo assim o conceito que as pontes são construídas para permitirem a passagem sobre obstáculos, para transporte de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água.
Desde a antiguidade pode se dizer que os humanos já necessitavam de pontes para ultrapassar barreiras ou obstáculos em busca dou seu próprio alimento ou abrigo. Existem teorias que as primeiras pontes surgiram de fenômenos naturais, onde árvores e troncos que caiam naturalmente sobre os rios acabavam formando uma ponte, com isso os homens começaram a copiar e assim começou a surgir novas ideias e novas maneiras de construí-las, surgindo modelos de madeira, cordas entre outras.
A história conta que as primeiras surgiram após a revolução industrial, com a necessidade de transpor rios e vales, com o objetivo de fazer a economia acelerar, a partir de 1779 surgiu a primeira ponte de ferro construída na Inglaterra na cidade de Coalbrookdale, eliminando