PROJETO
Ao iniciar uma construção ou uma reforma de uma edificação, em suas diversas característica deve-se ter ciência da importância da contratação de um Arquiteto e de Engenheiros para elaboração e planejamento do seu projeto.
O profissional da área graduado em Arquitetura e Urbanismo, está apto para atuar no desenvolvimento de projetos tais como: planejamento urbano, edificações, paisagismo, interiores, é capacitado a produzir laudos, projetos arquitetônicos, fiscalizações, execuções de obras, perícias e estudo de viabilidade e projetos complementares para a execução de obras, que vão desde os projetos específicos de instalações elétricas, hidráulico-sanitárias, entre outros, até projetos estruturais e detalhamento final para a execução das obras, mas na maioria dos casos trabalha-se em equipe com engenheiros civis e elétricos.
A decisão na contratação de profissionais graduados, devidamente registrados nos órgãos competentes como CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ou CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia), dá uma segurança ao proprietário em eventuais riscos que possam ocorrer no decorrer da execução da obra, como garante uma economia que pode chega até 50% em Santa Cruz do Capibaribe, levando em consideração a informalidade nas construções deste Município.
Na inicialização de um projeto, o Arquiteto analisará:
1. Os desejos e necessidades de cada cliente, tornando assim, cada projeto com características distintas;
2. Levantamento planialtimétrico do terreno: quando um profissional analisará o terreno para fazer o projeto da edificação, automaticamente ele já está pensando nas soluções possíveis para aquele local. É nesse momento que começam serem definidos os aspectos econômicos da obra. Isso quer dizer que, ao longo da elaboração do projeto, os custos já são analisados e medidos. Não há como fazer economia e ter qualidade sem um planejamento geral da situação