projeto
ANA CLÍCIA ALEXANDRE DE MELO
PROJETO DE AÇÃO
“PREVENÇÃO DIANTE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS”
Cruzeiro do Sul –Acre
2014
ANA CLÍCIA ALEXANDRE DE MELO
PROJETO DE AÇÃO
“PREVENÇÃO DIANTE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS”
Trabalho apresentado ao Curso: Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Portifólio do
Estágio Curricular Obrigatório II.
Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana Moreira Goes
Cruzeiro do Sul –Acre
2014
1- APRESENTAÇÃO
O princípio do Direito à Saúde e da dignidade da pessoa humana é um valor ético e moral que insere à pessoa nas diversas políticas públicas existentes, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e os indivíduos mesmo privados de liberdade devem ser tratados com humanidade e com respeito, pois as pessoas estão privadas de liberdade e não dos direitos humanos inerentes à sua cidadania, sem alteração por conta do sistema prisional. Porém, características peculiares dessa parcela populacional requerem recursos humanos capacitados para atuarem com o perfil social encontrado no sistema prisional. Pois é dever do Estado prover assistência à saúde dos presidiários. Porém, até o ano de 2003 não havia um plano que regulamentasse esse eixo assistencial, quando foi implementado o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP), e ficou estabelecida a inclusão da população penitenciária no Sistema Único de Saúde (SUS).
O perfil sociodemográfico dos internos da unidade Manoel Neri da Silva, foi estudado, onde se encontrou uma população jovem, de baixa escolaridade, com ruptura dos vínculos familiares e caracterizada pelo elevado número de tráficos de entorpecentes nacionais e internacionais, tentativas de homicídios, além de outros fatores como furto, receptação de roubo e armação de quadrilhas, entre outros.
A