projeto
CENRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ALICE ALVES DE OLIVEIRA SILVA – RA: 358480
ELZIRENE SOUSA – RA: 358814
JEOVAN GOMES DE MOURA – RA: 360718
MARINALVA GOMES BARROS VELOSO – RA: 361715
MARIA GORETTI GUIMARÃES BENMUYAL DA COSTA – RA: 361584
Atividades: Registros reflexivos tecidos a partir do processo do ensino e aprendizagem na prática docente.
PALMAS –TO2014
Etapa 4Passo 2: a importância da participação da escola e da comunidade para a educação?
Quando o assunto é Qual aprendizagem, o papel de cada um está bem claro. O da escola é ensinar e o dos pais acompanharem e fazer sugestões. Porém, se o tema é comportamento, as ações exigem cumplicidade redobrada. Quando se percebe que existem problemas pessoais que refletem em atitudes que atrapalham o desempenho em sala de aula os pais devem ser chamados e ouvidos e as soluções construídas em conjunto, sem julgamento ou atribuições de culpa.
Sempre que possível, a escola deve ser uma referência para as famílias ajudando-as a compreender melhor os filhos e a realidade.
Para isso é preciso que a escola oriente os pais e subsidiá-los com informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, colocá-los a par dos objetivos da escola e dos projetos desenvolvidos e criar momentos em que essa colaboração possa se efetivar.
A escola foi criada para servir à sociedade, por isso ela tem a obrigação de prestar contas do seu trabalho explicar o que faz como conduz a aprendizagem das crianças e criar mecanismos para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos.
Para isso é preciso que, sobretudo a escola seja o lugar em que se realize uma pedagogia baseada na solidariedade.
Para isso é necessário uma atitude verdadeiramente crítica de seus gestores, um olhar profundo e abrangente, para ver o que deve permanecer e o que precisa ser modificado.
É preciso coragem para realizar as transformações necessárias.
As experiências bem sucedidas mostram a