projeto
Inicio do trabalho de observação. A aula começa. A professora diz para a classe o assunto que vai ser aplicado na aula de hoje. A sala não é grande , não possui o tamanho ideal para a quantidade de alunos ali colocados. Mas parece atender as necessidades básicas , e em se tratando de espaço físico , embora, seja incômodo, ao mesmo tempo, pode-se dizer , aconchegante. As paredes pintadas de azul e bege, decoradas com os trabalhos dos alunos, apresenta um clima de uma aprendizagem eficiente e divertida. As cadeiras e bancas trocam de lugar, de acordo com a tarefa do momento. A temperatura do ambiente é agradável.
A professora conduziu a aula com muitas atividades recreativas, praticando um aprendizado utilizando-se de situações lúdicas , de caráter educativo, onde se percebe a criatividade e o interesse dos alunos em participar de brincadeiras, jogos, leitura, desenhos. Destaque para os livros paradidáticos utilizadas na sala de aula; alguns são clássicos da literatura universal, como “Uma pequena sereia”. Um aluno, referindo-se ao colega , lembrando-se do nome da principal personagem dessa história.
No intervalo, foi distribuído a merenda: leite com biscoitos. Após o lanche, todos voltaram à sala de aula para assistir o filme “ A bela e a fera”. Cada criança tem a sua maneira particular de observar aquela atividade . E a professora vai intervindo, explicando os principais tópicos daquela história, já bem conhecida por adultos. As perguntas vão surgindo. A curiosidade infantil diante de uma obra de arte que fascina tanta gente ,há tanto tempo. O filme termina, chegando o final da aula.
O observado para um primeiro momento, é que a sala de aula apresentou uma particularidade: o envolvimento das crianças com a leitura. A capacidade da professora em despertar nos seus educandos esse nobre interesse tão cedo. Como também , os jogos, os desenhos, essas práticas artísticas tão importante na formação dos