projeto
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Pós Graduação em Deficiência Visual
Disciplina: Aspectos Biológicos da Deficiência Visual.
Aluna: Lêda Regina Figueiredo Espindola
A base de sua pesquisa deverá ser a apresentação de dois casos envolvendo doenças que comprometam a visão.
A partir desses casos clínicos e baseados nos seus conhecimentos adquiridos durante nosso curso, faça uma introdução das doenças em questão, seguida de apresentação do caso clínico. Como fechamento, faça uma análise crítica dos casos clínicos apresentados, como exemplo, se a doença em questão poderia ser evitada, etc.
ESTUDOS DE CASOS CLÍNICOS: DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA.
A visão é um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que nos dá significado para os objetos, conceitos e ideias.
A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada "comunicação visual". Os humanos empregam-na desde o amanhecer dos tempos. Na realidade, ela é predadora de todas as linguagens escritas.
Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com carácter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
Os indivíduos que possuem qualquer deficiência trazem consigo um histórico de exclusão, preconceito perante a sociedade constituindo um grave problema social. Os indivíduos cegos, durante muito tempo foram esquecidos da sociedade por sua característica peculiar: não enxergar. No Brasil, somente a partir de iniciativas privadas de grupos e instituições preocupadas com o desenvolvimento social e principalmente após a Lei 9394/96, que houve uma preocupação com a escola para as pessoas com necessidade de educação especial e começou o movimento da inclusão com o intuito de oferecer melhores