PROJETO
ÀREA:
Elevador de carga, (Elevador para tacho de massa de couro sintético e plásticos laminados).
OBJETO:
Elevador de carga automatizado, com tombador de tacho.
Empresas que trabalham com plásticos laminados e couro sintético, este tipo de materiais encontra grande dificuldade e içar estes materiais pelo fato do mesmo ser pastosos.
TEMA: Laminação de Plásticos e Couro Sintético: Otimização do Elevador de Cargas.
HIPÓTESE: A utilização deste elevador com tombador de tacho. Apresenta vantagem, pois ganhara tempo em trocas de produções e seu custo de construção é viável pó ser barato. Além disso, existe o ganho ergonômico pois o operador não precisara fazer este trabalho de forma manual
VANTAGENS: Ganho ergonômico, ganho de tempo na produção de matéria prima e prevenção de acidentes, custo baixo.
DESVANTAGENS: Necessidade de um espaço físico.
JUSTIFICATIVAS: Todo o trabalho de armazenamento da empresa é feito sem a necessidade de trabalho manual, exceto o armazenamento de produto pastoso.
Para este trabalho o operador se utiliza de concha que com a matéria prima chega a pesar 5 Kg.
O intuito dessa otimização seria principalmente eliminar este trabalho.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Em 1880, na Feira de Indústria de Mannheim na Alemanha, é apresentado o primeiro elevador movido a motor elétrico, construído por Werner Von Siemens e Hulstie, levando 11 segundos para subir até o topo da torre de 20 metros.
O primeiro elevador elétrico é instalado e utilizado comercialmente pela Cia Otis, no Desmarest Building em 1889. Com um motor elétrico produzia o movimento necessário ao enrolar e desenrolar os cabos em um tambor e o peso da cabina era compensado por um sistema de engrenagens, que foi substituído, em 1903, por um contrapeso deslizante. O atual estágio de desenvolvimento tecnológico permitiu a elaboração de elevadores cada vez mais sofisticados e com um crescente número de