Projeto
PROJETO DE INTERVENÇÃO
1. Identificação da instituição:
Centro de Educação infantil Municipal “ Criança Feliz”.
2. Carga horária:
20 horas
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: o pedagogo juntamente com os professores e com o apoio da direção.
4. Temática – conteúdo
“Música na educação infantil”
5. Introdução:
Ao realizar o estágio de gestão na Escola Municipal Pedro Paulo de Castro, pude observar que as crianças gostam muito de música. Também pude perceber que muitos professores estão preocupados em incluir o trabalho com a música nas atividades realizadas em sala de aula, principalmente nas brincadeiras e que sabem da relevância de se trabalhar a musicalização. Mas, foi possível perceber ainda, que muitos encontram dificuldades para realizar esse trabalho.
Ao conversar com o pedagogo dessa instituição levantei questionamentos à cerca desse trabalho, fizemos então reflexões à cerca dessa temática, e o mesmo relatou que os professores ainda se sentem despreparados para desenvolver atividades que trabalhem o eixo música. O mesmo me sugeriu então que desenvolvesse um projeto que abordasse essa temática, na tentativa de auxiliar os professores no desenvolvimento junto às crianças, possibilitando assim um trabalho mais significativo com a música na Educação Infantil.
6. Justificativa:
.A Educação Musical é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades verbais, físicas, sociais, mentais e emocionais.
A “liberdade” de criar e adaptar é uma das características próprias da Educação Musical, através da qual as atividades tornam-se atraentes para as crianças que buscam a cada instante novas descobertas que lhes satisfaçam a curiosidade.
O corpo da criança é o ponto de partida para a Educação Musical, a voz da criança tembém é um um precioso instrumento.
A música deve fazer parte do cotidiano escolar como um dos elementos formadores do indivíduo. Portanto, o professor precisa