projeto
O CAMINHAR TECNOLÓGICO NA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
EF01 - MATERIAL DE APOIO PARA ESTUDO: A PESQUISA
Aluno(a): _______________________________________________________________
Série: _____
– A PESQUISA –
Por Fábio Mendes
A pesquisa é o momento central para qualquer trabalho científico. O motivo é evidente: nela se encontram dados, fatos, informações e conhecimento de especialistas para fundamentar a tese que se quer defender. A pesquisa permitirá que a opinião inicial seja solidificada pelo material da experiência direta (a pesquisa do aluno) ou indireta (fornecido por outros pesquisadores).
Este texto aborda o modo de fazer a pesquisa, a qual redundará na elaboração final do trabalho, de maneira natural e eficiente. A internet e o Google podem ser traiçoeiros e não resolverem todos os problemas que surgem no decorrer da pesquisa. Além disso, citam-se os diversos passos da pesquisa, começando pelas suas etapas – a preparação, a coleta de dados e a sua interpretação - a pesquisa de campo, feita pelo próprio autor do trabalho, e as entrevistas com especialistas, sua utilidade e limitação.
Chega-se, então, ao assunto pouco comum para o aluno: como fazer uma pesquisa bibliográfica que atenda aos requisitos científicos. Finalmente, analisa-se o significado dos dados coletados.
Por onde começar a pesquisa?
Com o projeto em mãos, se está apto a começar a pesquisa. Pode-se ficar meio ansioso ou um pouco perdido no início. Afinal, deve-se coletar os dados em que ordem? O que fazer ao chegar a um resultado? Anota-se o resultado em folhas separadas, fala-se com o orientador? Como se faz para que o projeto de pesquisa saia do papel e se transforme em uma pesquisa?
A resposta a essas perguntas é que não existe ordem definida para coletar dados. Se o projeto de pesquisa estiver correto, nele deve constar a metodologia a ser utilizada para testar as hipóteses formuladas. Assim, o que se deve fazer é a pesquisa, é ir atrás de dados que