projeto
INTRODUÇÃO
Quando falamos de polímeros sempre achamos que essa é uma descoberta recente mas, devemos lembrar que ele é usado desde a antiguidade, no entanto nessa época se utilizava os polímeros naturais.
Segundo (Gorni) Somente no início do século XX os processos de polimerização começaram a ser viabilizados, permitindo a síntese plena de polímeros a partir de seus meros.
Desde então esses processos foram aperfeiçoados para a obtenção de plásticos, borrachas e resinas.
Até pouco tempo atrás era importante descobrir materiais cada vez mais duráveis para utilização diária no mercado e dentre estes estavam os plásticos, com grande variedade de aplicações, devido a suas propriedades, versatilidade de uso e preço. (Huang 1995).
Como o uso de plásticos vem aumentando no mundo, a grande produção de plásticos e o descarte inadequado vem acarretando grandes problemas principalmente nos aterros sanitários, pois existe uma grande resistência a degradação do plástico.
O consumo de plásticos per capita no mundo é de 19 kg, sendo que nos EUA é de 80 kg, na Europa 60 kg9 e na Índia 2 kg. (Shrivram 2001 & Kaila 2000)
Os plásticos mais utilizados na vida diária, desde 1940, têm sido polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS), poli(tereftalato de etileno) (PET) e poli(cloreto de vinila) (PVC) [...] (Franchiette & Marconato 2006).
No entanto polímeros que são formados durante um certo ciclo de crescimento de certos organismos vivos são chamados de polímeros naturais.
Segundo (Franchiette & Marconato 2006) Sua síntese envolve, geralmente, reações catalisadas por enzimas e reações de crescimento de cadeia a partir de monômeros ativados, que são formados dentro das células por processos metabólicos complexos.
OBJETIVOS GERAL
Demonstrar a população as vantagens de um plástico biodegradável e as desvantagens de um plástico sintético, fazendo com que percebam de forma ambiental a