projeto
A reabilitação energética de edifícios existentes nos paises representa um elevado potencial de poupança que interessa explorar. Dado que o consumo de energia dos edifícios tem aumentado significativamente nos últimos anos devido à maior exigência de conforto dos habitantes, à baixa qualidade construtiva e à inadequação do edifício ao contexto climático e ambiental onde se insere, torna-se inevitável implementar soluções que corrijam estes problemas.
As preocupações com o meio ambiente já duram há várias décadas, discutindo-se os limites, os riscos e as consequências que o crescimento populacional gera ao planeta. A problemática da sustentabilidade é crucial ao equilíbrio e sobrevivência de todo o ecossistema. A vida depende disso.
Arquitetura High Tech
A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica. No Design, também, teve forte marcação. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidou em Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.
O mesmo aparelho usado para fazer ligações telefônicas, ouvir música, enviar mensagens de texto e acessar a internet pode virar o controle remoto universal da sua casa. Mas, se você não quiser usar seu celular, pode carregar uma versão sem fio do interruptor de parede clássico, que passa a funcionar em qualquer lugar e em qualquer cômodo.
Na casa "high-tech", computadores passam a controlar automaticamente funções como iluminação, temperatura, som, televisão, câmeras de segurança e até o aquecimento da banheira de hidromassagem. Tudo a