projeto
Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muitadiversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante.
O domínio dos salgadinhos, doces e chocolates, porém, já é questão de saúde pública. Em 2008, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou uma compilação de diversos estudos sobre o tema, que mostra que o aumento do número de crianças com excesso de peso varia de 10,8% a incríveis 33,8% conforme a cidade ou região. Diversos outros problemas, como diabetes, hipertensão arterial, alterações ortopédicas e elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, têm se tornado frequentes entre a garotada. Por isso o incentivo na escola é muito importante e útil, para que desde cedo, quando antes melhor as crianças aprendam e tenham hábitos alimentares saudáveis.
A merenda escolar deve atingir de 15% a 30% das recomendações calóricas e nutricionais dos estudantes . Para muitos a alimentação escolar constitui-se de um atrativo para freqüentar as aulas e para outros representa a única refeição feita durante o dia.
Na idade escolar, que é dos 6 aos 12 anos, o crescimento é caracterizado como lento e constante. Este é um grupo etário que tem suas próprias necessidades nutricionais diferindo das outras fases de crescimento, pois nesta fase a criança tem novas funções que requerem maior quantidade energética com aporte vitamínico e mineral adequados.
O excesso de alimentos calóricos e gordurosos em uma dieta que não conta com verduras e