projeto
O vapor se refere à matéria em estado gasoso. Apesar de não ser limitado ao vapor gerado da água já que há muitos tipos diferentes de vapor no mundo, o termo 'vapor' é normalmente mais usado para referir-se aos estados gasosos de água.
O vapor de água surge quando a água é aquecida até o ponto de ebulição sob uma pressão constante, que faz com que ela se vaporize. Nos últimos tempos, o alcance do uso deste 'vapor gerado da água' expandiu-se do uso somente na indústria para usos domésticos, como fornos a vapor e limpadores a vapor.
As principais aplicações do vapor podem ser divididas à grosso modo em aplicações de aquecimento / umidificação e aplicações motrizes / de acionamento.
Para a finalidade deste artigo, dividiremos os tipos de vapor em categorias a partir do ponto de vista das aplicações em que são usadas.
Vapor de Pressão Positiva
Este tipo de vapor é normalmente mais usado em plantas / fábricas. Amplamente usado para aquecer e umidificar em equipamentos como trocadores de calor e evaporadores, é normalmente usado em pressões entre 0,1 – 5 MPa (abs) e à temperaturas de 110 - 250 °C.
Em muitos casos o vapor é usado no estado saturado, conhecido como vapor saturado, pois a relação entre a pressão e a temperatura é fixa e é possível aquecer rapidamente através do calor latente. Na indústria de processamento de alimentos, o vapor superaquecido é usado algumas vezes como fonte de calor para cozimento e secagem/desidratação. O vapor superaquecido à 200 – 800 °C à pressão atmosférica é particularmente fácil de ser manuseado e é usado em fornos de vapor de uso doméstico no mercado de hoje.
Vapor a Vácuo
O uso do vapor à temperaturas abaixo de 100 °C e à pressão atmosférica, que é convencionalmente usada como um meio de aquecimento na faixa de temperatura na qual se utiliza água quente, tem crescido rapidamente nos últimos anos.
Quando se utiliza vapor saturado da mesma forma que o vapor de pressão positiva, a temperatura do vapor