Projeto
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
THÁLYS FERNANDES DA SILVA
Estudo Dirigido dos textos: Seguridade Social – A armadilha dos conceitos e Seguridade Social – edição especial 13 - IPEA
NOVEMBRO/2012
CUIBÁ-MT
1) Que sentido o termo “armadilha” assume quando é utilizado por Ivanete Boschetti ao tratar do conceito da Seguridade Social?
Resposta: O termo “Armadilha” é utilizado para explicar a ineficiência na reestruturação e reorganização inovadora das políticas que compõem esta área que são: Previdência, Saúde e Assistência, a uma imprecisão nesses conceitos que não consegue articulação entre essas áreas. A Seguridade Social não é analisada na sua totalidade. A “armadilha” é porque se muda o conceito e não o conteúdo, o conceito é amplo, deve ser analisado de forma geral e não como vem sendo feito separadamente, os planos e relatórios do governo, restringe a Seguridade Social ao Seguro Previdenciário, ou seja, analisa cada política isoladamente e autônoma, essa seguridade social que está longe de ser materializada no Brasil, deve haver articulação entre as três políticas sociais: previdência, saúde e assistência para harmonizar e compreender a seguridade social em sua totalidade e com isso aproximar-se de uma maior precisão conceitual.
2) Qual seria o fundamento em que se baseia Ivanete Boschetti para afirmar que a Seguridade Social brasileira raramente é analisada em sua totalidade?
Resposta: Segundo o texto Ivanete diz “raramente” é tratada a partir de suas propriedades heurísticas ou analisada empiricamente na sua totalidade. Está fundamentada em produções teórico-acadêmicas, planos e relatórios governamentais, que restringe a seguridade social ao seguro previdenciário, ou analisa cada política que a compõem isolada e autônoma essa leitura não é feita de foram geral e ampla, mas sim separadamente, não se consegue