Projeto
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA – CLMD
PROJETOS EM ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICA
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado à disciplina de Projetos em Ensino e Redação Matemática, pelas alunas Tathiane Martins e Adriane Machado, do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância, da UFPEL, como um dos requisitos de avaliação.
Tathiane Bonneau Martins
Jaguarão, 05 de dezembro de 2009
INTRODUÇÃO
Na educação o estudo da Geometria é apresentado, na maioria das vezes, de forma abstrata, resultando, na maioria das vezes, em problemas de aprendizagem. Objetivando uma aprendizagem significativa, e seguindo os princípios construtivistas, alguns educadores vêm buscando através da modelagem minimizar as dificuldades e trabalhar os obstáculos que prejudicam a formação dos conceitos pelos alunos.
Neste contexto, vem sendo observado que a utilização do origami juntamente com idéias do construtivismo, contribui para o desenvolvimento de habilidades manuais e criativas do indivíduo, melhorando a sua coordenação psicomotora, agilizando o raciocínio e proporcionando noções de espaços bi e tridimensionais, onde a visualização dos objetos estudados é de grande importância.
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.). No Brasil o origami só chegou na década de 1960, encantando muitos adultos.
A proposta consiste no uso dos modelos