projeto
O Projeto integrado consiste em analisar os impactos ambientais e a adequação da legislação em empreendimentos no Brasil que utilizam energia solar. Os objetivos são:
Pesquisar empreendimentos que utilizam energia solar;
Pesquisar a legislação vigente para o uso de energia solar;
Analisar os impactos ambientais da instalação, uso e manutenção da energia fotovoltaica;
Avaliar os aspectos positivos e negativos do uso dessa tecnologia;
Concluir a viabilidade do projeto avaliando todos os impactos e os custos.
A metodologia dessa tecnologia funciona através da radiação solar pode ser diretamente convertida em energia elétrica, por meio de efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. A energia solar se caracteriza como inesgotável - e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental. O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar. Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício. Um sistema fotovoltaico não precisa do brilho do Sol para operar. Ele também gera eletricidade em dias nublados, entretanto, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens. Devido à reflexão da luz do Sol, dias com poucas nuvens podem resultar em mais produção de energia do que dias completamente claros.
Pesquisa de como seria o processo de licenciamento ambiental para empreendimentos que utilizem energia solar
Sobre o licenciamento para utilização de placas fotovoltaicas em empresas, hotéis e outros empreendimentos, necessariamente não existe um ainda, somente no caso da criação de parques solares com iniciativa privada como o que esta para ser criado em Russas-CE, aonde será criado um espaço para geração de 100MW de