projeto
CURSO DE LETRAS ESPANHOL
POLO SAUDE
RELATO DE OBSERVAÇAO E PROJETO
TRABALHO 1
SÃO PAULO
10/2013
LOCALIZAÇAO:
AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES ECONTRADOS
AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES
Resolvi nesse trabalho focar em apenas um espaço físico a creche,por ter me chamado muito atenção ,para o desenvolvimento das crianças, tendo como objetivo geral refletir sobre como o espaço físico e sua organização influenciam a aprendizagem das crianças, para que se desenvolvam tanto no aspecto físico, como nos aspectos psicológico, intelectual e social. Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, visando desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O Estatuto da Criança e do Adolescente define os seguintes direitos como fundamentais: direito à vida familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer (cap. III). Quanto à educação, o direito previsto para todas as faixas etárias, incluindo a criança de 0 a 6 anos de idade.
Considerar a criança como um ser mitificado e angelical é negar sua condição de sujeito histórico e social, capaz de expressar idéias e sentimentos e de assumir sua condição de sujeito inventivo. (KRAMER, 2005, p. 133)
O ESPAÇO FÍSICO DAS CRECHES
A ausência de políticas públicas e o descaso do Estado provocaram a falta de planejamento e de criação de infra-estrutura adequados para o atendimento dessa faixa etária Além da precariedade ou mesmo da ausência de serviços básicos, outros elementos referentes à infra-estrutura atingem tanto a saúde física quanto o desenvolvimento integral das crianças. Entre eles está a inexistência de áreas externas ou espaços alternativos que propiciem às crianças a possibilidade de estar ao ar livre, em atividade de movimentação ampla, tendo seu espaço de convivência, de brincadeira e de exploração do ambiente enriquecido, espaço interno, com iluminação,