Projeto
A Educação do Campo nos propõe o respeito as diversidades que permeiam o jeito de ser e de viver dos povos que vivem no campo. Por isso, como estudantes de Licenciatura em Educação do Campo e Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, temos o desafio de implementar ações nas escolas que contribuam com a construção de uma educação que seja capaz de construir sujeitos autônomos. Pois," Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor(Paulo Freire)". Portanto, compreendendo a importância que a educação tem no apoio a formação e qualificação de homens e mulheres para a transformação das relações sociais vivenciaremos situações de aprendizagem a partir de práticas de ensino de língua e linguagens inovadoras.
Aqui são projetadas ações de intervenção na Escola Dr. Alípio Lustosa com o fim de promover o ensino de Língua Portuguesa e sua literatura, notadamente da Literatura Popular, enfatizando o papel da Tecnologia da Informação para promover a inserção dos estudantes no universo dessa expressão cultural.
A proposta, a ser vivenciada no período de abril a novembro de 2013, está fundamentada nas necessidades identificadas pelos professores de Português da referida escola, especialmente para o 6º e o 7º anos. Com base nos Parâmetros Curriculares de PE que prevêem, para os referidos anos do ensino fundamental, a abordagem dos gêneros textuais da oralidade como parlendas, trava-língua, piadas e cordel, entre outros, foi escolhido o cordel para foco do trabalho, que abrange aspectos gerais da literatura popular, a oralização dos gêneros escritos e o estudo dos aspectos linguísticos e gramaticais do cordel. Além disso, tendo em vista que a sociedade contemporânea está marcada pelos os avanços na comunicação, através da tecnologia, busca-se trabalhar os mencionados assuntos de Língua Portuguesa, através do uso das novas