Projeto
FIGURA 1 – CLASSIFICAÇÃO DOS MODOS DE COMPOSTAGEM................8
QUADRO 1 – DIMENSÕES DA CISTERNA..........................................................11
FIGURA 2 – ESQUEMA DA CONSTRUÇÃO DA CISTERNA...........................11
FIGURA 3 – EFICIÊNCIA DOS PRINCIPAIS MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO......12
FIGURA 4 – ESQUEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO......................13
LISTA DE TABELAS
TABELA 1 – CRONOGRAMA DE COMPOSTAGEM........................................18
TABELA 2 – CRONOGRAMA DO PLANTIO.....................................................18
TABELA 3 – CRONOGRAMA DE GERAL.........................................................18
TABELA 4 – CUSTOS DO PROJETO...............................................................19
1 INTRODUÇÃO
A qualidade do solo, e consequentemente sua fertilidade, se dá pela quantidade ideal de nutrientes que o mesmo possui. Segundo o artigo “Solos: causas da baixa fertilidade” de Luís Roberto Guimarães Guilherme, em agrossistemas que ainda não foram utilizados pelo homem, esse processo ocorre de maneira cíclica, onde os nutrientes das plantas são reaproveitados após a morte das mesmas. Assim, mantém-se a fertilidade natural do solo.
De acordo com o World ResourcesInstitute (WRI), uma área maior que 25% é usada para fins agrícolas e dessa porcentagem, aproximadamente 75% apresenta problemas na fertilidade do solo, o que pode acarretar em quedas na produtividade.
A fertilidade natural do solo pode ser desgastada com o tempo pela ação antropogênica. Se esses solos não forem cuidados, pode ocasionar-se a infertilidade. Isso pode ocorrer se a cobertura vegetal for retirada e o solo ficar diretamente exposto aos efeitos da natureza, como chuvas, que podem causar erosão e levar os nutrientes, deixando o solo pobre.
De acordo com o site informativo rural, a matéria orgânica atua no sentido de fornecer nutrientes necessários para o solo, como nitrogênio e enxofre, com comprovada