Projeto
Titulo do projeto: Contextualização da Arte Visual Impressionista com a Literatura Simbolista
Curso: Letras
Disciplina: Letras e Artes
Professor: Gabriela de Morais, Sthefanie Kalil Kairallah e Tamires Dognani
Turma: 9º ano
Data de realização: 31/10/2013
Objetivo Geral
Propor um trabalho conjunto entre a literatura e as artes visuais focalizando os aspectos impressionistas e simbolistas na pintura e na literatura. Pela aproximação dessas artes – literatura e pintura – mostrar as diferentes maneiras pelas quais elas abordam os mesmos temas, as diferentes representações como forma de reação aos padrões da época e destacar a historicidade do movimento literário vinculado às artes e cultura de seu tempo juntamente com as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação).
Justificativa
A escolha da relação Simbolismo - Impressionismo deve-se ao fato de terem sido precursores do modernismo*, que a partir do nono ano já deve ser introduzido para posteriormente aprofundar-se no ensino médio.
(*) Duas escolas originadas na França geraram um impacto particular. A primeira seria o Impressionismo, a partir de 1872, uma escola de pintura que inicialmente preocupou-se com o trabalho feito ao ar livre, ao invés dos estúdios. Argumentava-se que o ser humano não via objetos, mas a própria luz refletida pelos objetos. O movimento reuniu simpatizantes e, apesar de divisões internas entre seus principais membros, tornou-se cada vez mais influente. Foi originalmente rejeitado pelas mais importantes exposições comerciais do período. A segunda escola seria o Simbolismo marcado pela crença de que a linguagem é um meio de expressão simbólico em sua natureza, e que a poesia e a prosa deveriam seguir conexões que as curvas sonoras e a textura das palavras pudessem criar.
Desenvolvimento
A proposta será desenvolvida em seis semanas mês, sempre com materiais diversificados e competências distintas de acordo