projeto
CURSO DE FISIOTERAPIA
JUAN PATRICK LIMA CARVALHO
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTE COM LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Gurupi, TO
Maio, 2013
JUAN PATRICK LIMA CARVALHO
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTE COM LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa em Fisioterapia, do Curso de Fisioterapia, como requisito parcial à obtenção de nota de P2.
Orientador: Prof.º Cláudio F. Muniz
Gurupi, TO
Maio, 2013
INTRODUÇÃO
O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um elemento importante da estabilização do joelho. A ruptura do Ligamento Cruzado Anterior correlaciona-se com lesões meniscais e condrais, com possíveis implicações funcionais para a articulação. O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável por 86% da restrição do deslocamento anterior da tíbia. A ruptura deste ligamento causa instabilidade crônica do joelho, a qual se não tratada pode evoluir para lesão meniscal, degeneração articular e modificações artríticas (LIMA 2007).
A lesão deste ligamento é bastante comum no meio esportivo, principalmente nos esportes coletivos, onde a instabilidade causada pela sua ruptura impossibilita a prática de atividades esportivas que façam o movimento de pivot (THIELE; BITTENCOURT; OSIECK, 2009).
O joelho é a maior articulação do corpo, estando bastante sujeito a lesões, o que contribui para a alta incidência de lesões do ligamento cruzado anterior. A fisioterapia é um método terapêutico aplicado na recuperação dos pacientes com este tipo de lesão, submetido a cirurgias. Baseia na utilização de técnicas como cinesioterapia, eletroterapia, crioterapia e outras técnicas apropriadas para este tipo de lesão (LIMA, 2007)
JUSTIFICATIVA
As técnicas a serem usadas como a crioterapia e eletroterapia são muito eficazes no processo inflamatório e analgésico. A técnica de