projeto
Algumas pessoas mentem e não admitem sequer para si próprias. Dizem que apenas "omitem" a verdade, o que acaba sendo o mesmo. O pior de tudo, é que mentem não só para os outros, mas principalmente para si próprias, pois o objetivo e o resultado são os mesmos: iludem-se que estão protegendo alguém ou ainda fazem para preservar a própria imagem.
Muitas vezes o hábito de mentir pode ter sua origem na infância. As crianças ao verem adultos mentindo ou sendo elas próprias alvo de mentiras, acabam internalizando este comportamento como correto. Ou ainda, como as crianças tendem a ser completamente espontâneas e falam sem pensar, muitas vezes são reprimidas e repreendidas. Aprendem assim, a relacionar sofrimento, punição, culpa, com a verdade. Aprendem a recorrer à mentira como forma de proteção e defesa, sentindo-se ameaçadas de sofrer algo se falarem a verdade. Assim, vão sendo incentivadas a mentir. Mas, devemos lembrar que enquanto crianças não se têm o discernimento de um adulto, que mente sabendo o que faz.
Mentir é esconder, transgredir e são muitas as razões que levam uma pessoa a mentir, como conflitos internos, insegurança, necessidade de aprovação, dificuldade em assumir os próprios atos e suas consequências. Quase sempre a própria pessoa não tem consciência dos motivos internos, por falta de autoconhecimento.
Mente-se também quando há dificuldade de lidar com as próprias frustrações e dos