projeto
Projeto: “Criança no trânsito”
GARANHUNS
2013
RESUMO
No cotidiano dos alunos e de toda a comunidade escolar, existe a questão do relacionamento da população com o trânsito, que nem sempre é equilibrado. Várias campanhas acontecem no sentido de educar os condutores de veículos e pedestres, no entanto, não são suficientes para concretizar a formação da cidadania e o comportamento adequado no trânsito. Este processo deve ser contínuo e emerge como uma questão educacional no sentido de formar adultos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao trânsito. O texto do Art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe:
A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Portanto, este projeto vem ao encontro dos anseios da comunidade escolar e das proposições do governo. Tendo como motivação a determinação da lei associada aos sentimentos de melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e, principalmente, a formação de cidadãos conscientes, o projeto propõe por meio de seus objetivos pedagógicos concretizar uma relação harmoniosa entre alunos, professores, auxiliares e direção da escola envolvidas no sentido de assegurar a qualidade de vida urbana e de ambientes por onde venham a transitar pessoas e veículos.Educar e formar cidadãos conscientes à luz de valores e crenças justas significa construir uma sociedade digna e ciente do seu papel na história da humanidade.
OBJETIVOS:
GERAL
Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
ESPECÍFICOS
Desenvolver a consciência da criança no trânsito;
Identificar sinais e placas;
Estimular a socialização;
Conhecer as normas