PROJETO
Pró-Reitoria Acadêmica
Coordenação de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão
ANÁLISE DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MEDIANTE O USO DE QUOCIENTES, NO PERÍODO DE 2004 A 2011.
CUIABÁ-MT/2013
CRISTIANE MARCELA OLIVEIRA DA SILVA
ANÁLISE DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MEDIANTE O USO DE QUOCIENTES, NO PERÍODO DE 2004 A 2011.
Projeto de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, como requisito parcial à obtenção do certificado de especialista em Auditoria, Controladoria e Finanças.
Orientador: Prof. MS.
CUIABÁ – MT/2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
A principal finalidade da ciência contábil é o fornecimento de informações aos usuários, contribuindo de forma significativa para a adequada tomada de decisão. Sendo assim, o objetivo principal do contador é adequar às práticas contábeis, as demonstrações e a evidenciação da informação as novas necessidades dos usuários (NBCASP, Portaria STN nº 751/09, Volume IV).
A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa ou entidade governamental, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro. Esta análise é de grande valia para reduzir as incertezas e os riscos no momento da tomada de decisão.
Atualmente os gestores de órgãos públicos deparam-se com uma grande demanda por serviços necessários à população, e recursos financeiros escassos. Diante desse desafio obrigam-se a buscar cada vez mais a eficiência na administração pública, necessitando de mecanismos de controle e de instumentos capazes de subsidiar suas decisões (COELHO, 2008).
O município de Cuiabá, devido as obras da Copa Pantanal de