Projeto
1.1. INFORMAÇÕES SOBRE A REDE
Deve-se anotar, em desenho, a posição dos postes próximos ao terreno onde se vai construir.
E importante observar se a rede existente
a) É de Alta Tensão (cabos em instalação horizontal)
b) A baixa tensão (cabos em instalação vertical) é trifásica (4 ou cinco fios) ou monofásica (2 ou 3 fios)
1.2. TIPO DE ENTRADA
Para edificações cujo projeto arquitetônico seja mais elaborado, recomenda-se a instalação subterrânea desde o poste, para evitar a agressão visual que a instalação aérea provoca.
1.3. LOCALIZAÇÃO DO MEDIDOR DE ENERGIA
O Medidor de Energia para residência é um quadro metálico com aproximadamente 40 x 50 cm que deve ser instalado a 150 cm de altura.
O medidor de energia de residência deverá ser localizado:
a) No muro, de frente para a calçada.
b) Em mureta especial, de frente para a calçada.
Em edifícios de uso coletivo o QUADRO DE MEDIÇÃO é uma grande condicionante para o Projeto Arquitetônico, pois além das restrições quanto à sua localização, o QUADRO DE MEDIÇÃO, em geral, ocupa um espaço físico considerável, não raro, interferindo na estética pretendida para a edificação.
Antes de definir a VISTA FRONTAL da edificação convém ao Arquiteto consultar a CONCESSIONARIA ou a um ENGENHEIRO ELETRICISTA sobre as características do QUADRO DE MEDIÇÃO necessário para o edifício.
Dependendo da Carga a ser instalada no edifício pode ser necessário a construção e instalação de uma SUBESTAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO, que é um ambiente com características especiais (dimensões internas, largura das paredes, posição de portas e janelas de ventilação...). Se esta cabine não for prevista no estudo preliminar e no anteprojeto, serão necessárias grandes modificações no projeto final.
O Medidor ou Quadro de Medição NÃO poderá ser instalado:
a) Recintos fechados;
b) Garagens fechadas;
c) Áreas entre prateleiras;
d) Interior de Vitrines;
e) Proximidades de máquinas, bombas, tanques, reservatórios, fogões,