Projeto X
Atitude propensa à mudança;
Flexibilidade;
Aceitação de riscos;
Visão do futuro;
Inovação constante;
Trabalho criativo em equipe. Atualmente, é praticamente impossível poder assumir com êxito as complexas tarefas sem uma posição clara, aberta e transparente acerca da mudança, tanto no pessoal quanto organizacional.
Para conseguir das organizações uma atitude positiva para a mudança é necessário partir do presente e renunciar o passado. Como uma fonte de referência e riquíssima para consultas, porém as atitudes baseiam-se no presente (mercado, clientes, necessidades, disponibilidade, fornecedores, colaboradores, etc) e em como tomar ações que nos conduzirão a um futuro próximo e satisfatório.
O principal obstáculo para modificar a forma e o estilo de gerir é o desenvolvimento, a cultura organizacional; ou seja, consiste na capacidade dos seres humanos que integram a empresa de adotar novos sistemas de crenças, sobretudo, em uma perspectiva futura, ou seja, crer no que se pode alcançar com o esforço de todos.
A transformação destes sistemas de crenças, primeiro, e de comportamento, depois, é um dos maiores desafios ao gestor para alcançar seu empenho.
A mudança em si provoca temor e respeito; é uma situação nova: estarei preparado? será melhor ou pior que até agora? Estas e muitas outras perguntas são as que nos fazemos ante a idéia de mudança. O "efeito pigmaleão" desempenha aqui um papel importante. Se ajudamos e convencemos nossa equipe diretiva e nossos trabalhadores a acreditar que são capazes de assumir tal mudança, estaremos muito mais próximos e habituados. É imprescindível que a mudança tenha uma grande credibilidade por parte de todos.
O importante é deixar claro que, se continuo fazendo em minha empresa o que tenho feito até agora, só conseguirei o que alcancei até agora, razão pela