Projeto e otimização
Hoje um engenheiro é visto como solucionador de problemas, mas para que tais problemas sejam resolvidos, a solução é a elaboração de novo produto que possibilite em muitos casos esquematizar os tipos de atividades e experiências criativas, onde deverá ser aplicado às formas de conhecimentos e tanto na parte técnica como na parte científica, onde o engenheiro usará através de projetos, sua experiência e bom senso e, principalmente, dar vazão á imaginação para criar e elaborar algo novo.
A atividade para um projeto envolve um conjunto de determinado recursos humanos, financeiros e materiais que devem ser otimizados para atingir os objetivos dentro do prazo estipulado. Essa é a essência da Gerência de Projetos.
Um projeto não se conclui quando a solução do problema é encontrada. O sucesso do mesmo está intimamente ligado á adoção de um bom processo solucionador. O bom resultado não tem vida infinita, em algum momento poderão ocorrer mudanças, que pode dar quando algo novo e mais eficaz aparece para cumprir a mesma função.
Vale a pena lembrar que não se inicia nenhum projeto se não estiver garantindo os recursos para seu desenvolvimento ou execução.
2. OBJETIVO
O estudo em questão tem como objetivo específico definir o significado do termo projeto, pois estes podem ser confundidos com as operações que são executadas por pessoas onde tem o caráter de ser contínuo e repetitivo, sendo que, as atividades relacionadas nos projetos se caracterizam por serem temporários e únicos. Entretanto a definição mais apropriada para este termo é um conjunto de atividades e operações que tem o intuito de organizar idéias sobre um determinado tema, onde são listados os problemas e relacionados com as possíveis soluções.
3. O Projeto
Projetar é uma das principais atividades na vida do engenheiro, é através dela que o engenheiro desenvolve métodos e formas de solucionar um problema ou melhorar