PROJETO E INSTALA O EL TRICA
ELÉTRICA
GUILHERME PELLISSON –
RA:A1856F5
VINYCIUS TURATTI – RA: A1524A4
MAICON POLETI – RA: 12618F8
ISMAEL PORCEL – RA: A110IC9
CAIRO CIAMPE – RA: 4784383
QUANTIDADE DE KVA QUE CADA
PROFISSIONAL PODE ASSINAR EM PROJETO
Os profissionais das áreas de Engenharia
Civil e Arquitetura teriam atribuições para projeto, execução e correlatos, em projetos elétricos de baixa tensão, limitados às exigências das concessionárias públicas e da ANEEL em razão da potência instalada, limitada a no máximo 75 kVA, além de outras limitações impostas por questões técnicas específicas”; considerando que a Resolução nº 1.015, de 2006, do
Confea - Regimento do Confea.
Já os técnicos em Eletrotécnica poderão projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 Kva, bem como exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.
SIGNIFICADO DE KVA
Kilovoltampere (kVA) é uma unidade de medida correspondente a
103 volt amperes, 1 kVA = 1 000 VA.
VA significa volt-ampère, o VA é o que chamamos de potencia aparente, ela é o resultado de uma soma fatorial (vetorial) da potência ativa em watts (W) e da potencia relativa (var). O watt é a potência que gera trabalho útil, e o var é a potência de magnetização ou de capacitância de um dado equipamento. Esta potência não gera trabalho útil para o consumo final, e pode ser corrigida.
Resumindo, o var e os watts são os catetos e o VA será a hipotenusa.
Pode usar a fórmula VA² = W² + var². Nos equipamentos em geral, temos os dados do fator potencia (FP), que nada mais é do que o cosseno do ângulo entre a potência ativa e a potência aparente. Se você tiver o fator de potência deste seu equipamento, basta multiplicá-lo por sua potência aparente VA . FP = W.
Exemplo
Supomos que um equipamento de 2 kVA tenha um fator de potência de
0,85.
Teremos: 2000 VA . 0,85 = 1700W ou 1,7 kW.
NR 10 - INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM
ELETRICIDADE
10.1. Esta Norma Regulamentadora - NR fixa as condições mínimas exigíveis para