Projeto e implantação de um forno industrial horizontal para tempera de vidro
Ricardo Alves Cruz - ricardocruz_automacao@hotmail.com Evandro Cherubini Rolin – cherubini@cesumar.br
Centro Universitário de Maringá Av. Guedner, 1610. Jardim Aclimação
CEP 87050-390 – Maringá - Paraná
Resumo:Partindo do princípio da utilização do vidro temperado e de sua grande procura no mercado, propõe-se neste trabalho desenvolver um forno horizontal industrial de tempera de vidro, onde no decorrer do trabalho será apresentado todo o mecanismo, funcionamento e componentes utilizados para que seja possível alcançar um satisfatório resultado final do produto a ser oferecido ao consumidor.
Palavras-chave: Automação de Atuadores, Controle de Variáveis, Forno Industrial
1. INTRODUÇÃO Na atualidade podemos notar uma grande evolução na utilização do vidro temperado e esta grande procura tem ocorrido por várias vantagens que este possui. O vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) tendo chances de poder quebrar durante o processo. Rolando as lâminas de vidro comum através de um forno onde o mesmo é aquecido à temperatura de moldagem (aproximadamente 600ºC) e posteriormente é resfriado controladamente. [8] Vale ressaltar que o vidro temperado é um vidro de segurança. Em caso de quebra, fragmenta-se em pedaços pouco cortantes e bem pequenos. Depois de temperado, o vidro não pode ser beneficiado, cortado, furado, etc. É muito utilizado na construção civil, indústria automotiva e recentemente, na decoração. É também o único vidro que pode ser aplicado como porta sem a utilização de caixilhos.
O vidro temperado possui como vantagens: a resistência à quebra, cinco vezes maior que o vidro comum; um vidro temperado de 8mm, por exemplo, suportar o choque de uma esfera de aço de 500g em queda livre a partir de uma altura de 2m; resistência à flexão; a resistência à variações de temperatura. [7]
O presente trabalho tem como