projeto e estrutura de aço - Desabamento
Professora: Ivana de La- Roque
Aluna: Keila da Silva de Britto
DESMORONAMENTO DE TOLDO OCASIONADO POR AÇÃO DO VENTO E ERRO DE MONTAGEM.
Na manha do dia 13 de Janeiro de 2013 às 11h, houve um desmoronamento de uma estrutura metálica que estava em construção no Complexo da Costa Sauípe, na cidade de Mata do São João (Grande Salvador-BA) que serviria de palco para uma festa da empresa Bradesco em 14, deixou um morto(25 anos) e 50 feridos.
Segundo o site Estadão, o operário Gilvani Ferreira, que trabalhava na montagem da estrutura quando o acidente aconteceu, revela que os operários trabalhavam na finalização do palco quando um forte vento derrubou parte da estrutura.
O presidente do Crea, Marco Amigo, disse que uma das hipóteses para o desabamento seria uma falha na sequência de montagem das estruturas metálicas para que fosse tensionada a lona. Esta sendo estudado passo a passo como foi feita a ancoragem das estruturas e montagem do toldo para concluir o que levou à queda da estrutura de metal que suportava a lona.
A tenda estava sendo montado para um evento do banco Bradesco, que reuniria 3,5 mil pessoas neste final de semana e que acabou cancelado pela instituição, após o acidente. Com relação à justificativa de que houve uma forte rajada de vento o presidente do Crea-Ba: Segundo o presidente do Conselho, Marco Amigo, uma das hipóteses é a de que houve falha na sequência de montagem das estruturas metálicas para que a lona fosse tensionada. “Em condições normais, as estruturas metálicas devem suportar as cargas de vento. Não temos conhecimento de outras estruturas que tenham sido comprometidas pela força de ventos fora do comum na região, a incidência do vento é um fator climático previsível e deveria ter sido levado em consideração”, considera.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, o órgão que tem como atribuição fiscalizar o exercício profissional do arquiteto e urbanista, quer identificar