Projeto vida saudavel
Público: Alunos do 9o.ano e toda a comunidade escolar.
Objetivo geral: Mostrar as contribuições que a prática de atividades físicas pode trazer.
Justificativa: No Brasil, o sedentarismo é um problema grave, afetando 70% da população brasileira. Os indivíduos mais propensos ao sedentarismo são: as mulheres, idosos e pessoas de nível sócio-econômico mais baixo. Observa-se que a partir da adolescência as pessoas tendem a reduzir o nível de atividade física, por isso é importante alertar e estimular os alunos a realizarem esta pratica.
A prática de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações, além desenvolver as habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observa-se perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, melhora do diabetes e diminuição do colesterol. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
No campo da saúde mental, os exercícios ajudam na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, alivia o estresse. Auxilia na recuperação da auto-estima e melhora o convívio social.
Por isso é tão importante alertar nosso alunos e toda comunidade escolar sobre os benefícios da prática de atividades, incentivando-os a adquirirem uma vida mais saudável. Para a realização deste projeto, será utilizados vários recursos, e a organização de um documentário sobre hábitos saudáveis, que será transmito via rádio para todo o município e a apresentação de um teatro para a escola.
Metodologia (como fazer):
Primeiramente será apresentado aos alunos o vídeo: Vida legal Esporte na escola acessado em: