Projeto viagem
No pronto-socorro de um hospital, o processo acontece da seguinte maneira:
Os pacientes chegam e são atendidos por uma recepcionista, que faz a triagem dos casos. Dos pacientes que chegam, 55% são de grau 1, que tem pequenos problemas de saúde, 25% são de grau 2, que tem problemas mais graves, e o restante são de grau 3, pacientes emergenciais, que exigem atendimento imediato.
Os pacientes de graus 1 e 2, passam primeiro pela enfermaria, que coleta informações gerais e mede a pressão do paciente. Depois disso, são encaminhados para o médico. Após o atendimento, voltam para a recepção, preenchem o cadastro e depois vão embora. No caso dos pacientes de grau 3, são diretamente encaminhados para o médico, que tem prioridade neste tipo de atendimento. Depois de atendidos, seguem para a internação (fora deste estudo). O tempo entre chegadas de pacientes segue uma curva Expo(10) minutos. A tabela abaixo mostra todos os tempos de processo:
Atividade Tempo em min ( média, dp )
Recepção (na entrada) Norm(8,2.1)
Enfermaria (grau 1) Norm(10,3)
Enfermaria (grau 2) Norm(12,2.8)
Médico (graus 1 e 2) Norm(15,3)
Médico (grau 3) Norm(30,8)
Recepção (na saída) Norm(4,1)
O sistema tem apenas uma recepcionista, um enfermeiro e um médico. O estudo deverá apontar qual é a restrição (gargalo) do sistema. Sabendo-se que a espera pela recepção, enfermaria e médico (exceto grau 3) é feita em uma sala de espera, deseja-se saber qual a capacidade necessária para esta sala (em número de pessoas).
Desenhe o fluxograma necessário para a simulação em Arena, citando as informações principais de cada bloco, qual a entidade usada e qual a lista de recursos.
Universidade Estácio de Sá
Aluno : Diego Da Silva Marques Figueredo
Matrícula : 201002088518
Disciplina : SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO
Professor: ROGÉRIO EMÍDIO.
Turno :