Projeto trofeu
O Objetivo deste trabalho é mensurar quais os principais fatores que causaram o fracasso do Projeto Troféu, e quais as recomendações e cuidados que os lideres e os envolvidos nos projetos tenham para evitar erros no planejamento e estruturação dos projetos, que neste caso causou um grande prejuízo a empresa, pois teve um atraso em mais de um ano para conclusão, casando um estouro no orçamento em mais de 40% do previsto, além da insatisfação de seu cliente.
2. O Projeto Troféu
O mal sucedido Projeto Troféu apresentava problemas desde o início. Reichart, que era um gerenciador de projetos em nível de assistente, havia sido envolvido no projeto desde o início de sua concepção. Quando o Projeto Troféu foi aprovado pela organização, Reichart foi alocado como o gerenciador desse projeto. A programação começou a escorregar no primeiro dia, e os gastos eram excessivos. Reichart percebeu que os gerentes funcionais registravam horas de trabalho no projeto, mas dedicavam-se a seus próprios projetos domésticos. Quando Reichart reclamou disso, lhe foi dito para não intrometer-se na alocação de gastos e de recursos das áreas funcionais. Depois de cerca de seis meses, solicitaram a Reichart que elaborasse um Relatório de Progresso diretamente ao pessoal corporativo e da divisão.
Reichart aproveitou essa oportunidade para lavar sua alma. O relatório argumentava que o projeto havia sido planejado para atrasar em um ano o cronograma. A equipe de Reichart, liberada pelos gerentes funcionais, era inadequada para o ritmo requerido, combinando deixar para trás o tempo já perdido. Ao refazer a Estimativa para Completar o projeto naquele momento, já apresentava um estouro de custos de 20%. Esta foi a primeira oportunidade para Reichart contar sua história a pessoas que estavam em posição de corrigir o problema. O resultado da avaliação sincera e cândida de Reichart era fácil de prever. Os descrentes finalmente viram a luz, e os gerentes funcionais compreenderam