projeto: tipos de preconceitos no âmbito escolar
O preconceito refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por pessoas acerca de outra considerada diferente de maneira descriminatória. As ideias preconceituosas são, muitas vezes, baseadas mais em rumores do que em ações; opiniões que resistem à mudança perante a novas informações e quem tem preconceito se recusará atender e entender a um indivíduo “diferente”.
O preconceito vem a ser uma problemática sociocultural e histórica, sendo uma prática nacional comum, constatando- se de fato que a visão de um país democrático prevalece até hoje na diferença , que modelam e regulam relações. Este problema é comum no cotidiano da sociedade e atingem a todas as pessoas, de todas as idades, gêneros, culturas e etnias. Devido à tamanha abrangência o preconceito pode ser classificado como: racial, de acordo com as características físicas da pessoa; social, de acordo com a classe social, estudo, origem ou ideais; e sexual, de acordo com o gênero. Aqueles que sofrem com o preconceito necessitam, em muitos casos, de uma ajuda psicológica para superar tal discriminação, que pode gerar violência não só verbal como física.
O preconceito pode ser observado em diversos ambientes e em diferentes situações, sendo um problema muito comum e muito grave, é considerado crime e sua prática leva a prisão, o que deveria inibir esta pratica tão banal em nossa sociedade, mas tende a ir contra a legislação brasileira e seus princípios de direitos iguais a todos os seus cidadãos.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. Os tipos de preconceitos que serão abordados aqui referem se aos mais comuns vividos por adolescentes, sendo eles: Preconceito