Projeto terceira idade
“O educador físico e seu papel para o envelhecimento-bem sucedido na prescrição de atividade na promoção da saúde de idosos”
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividade física na terceira idade como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor MS. Sérvio Antônio Bucioli.
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
Projeto: “O Educador Físico e seu papel para o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade na promoção da saúde de idosos.”
Público Alvo: Alunos da terceira idade.
Justificativa
O processo de envelhecimento é visível na medida em que a idade cronológica é aumentada e com isso o indivíduo, tende a ser tornar menos ativo, suas capacidades físicas são reduzidas e, com isso, auterações piscológicas evidenciam-se, (depressão, stresse e sentimento de velhice), a convivência e as limitações sociais. As atividades físicas são de extrema importância e fortemente indicado para a saúde dos idosos, por trazer inúmeros benefícios e preservar sua autonomia e independência pelo maior tempo possível. Considerando esses aspectos, devemos trasmitir informações e incentivar a prática regular de atividades físicas para que aumentem o nível de conhecimento e que melhorem as condições de vida dos idosos.
Objetivos Gerais
Promover um envelhecimento ativo num processo de otimização de oportunidades para a saúde, participando com segurança das atividades físicas e com isso aumentando a qualidade de vida.
Objetivos Específicos - Identificar disfunções e problemas da capacidade física do idoso; - Determinar o grau de dependência da pessoa através da avaliação funcional; - Indicar as necessidades a serem contempladas no programa de atividades físicas/ práticas corporais com o idoso; - Fortalecer tendões de ligamentos e aumentar a força muscular. - Incentivar e a