Projeto Terapia Assistida por Animais
1. Apresentação
O projeto visa introduzir uma nova modalidade de atendimento para os usuários do CAPS Infantil de Santo Amaro, tendo como referência a Terapia Assistida por Animais.
a) Dados da instituição:
O CAPS Infantil II Santo Amaro - pertencente à Coordenadoria Regional de Saúde Sul, Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar - é uma unidade de saúde mentalcom modelo de atendimento interdisciplinar e grupal para a população até 17 anos 11 meses com transtornos psíquicos nas modalidades intensiva, semi-intensiva e não intensiva.
Tem como objetivo principal: Atender aproximadamente 155 crianças e adolescentes com transtornos psíquicos, oferecendo tratamento interdisciplinar, visando compreender e harmonizar as funções psíquicas, para a inclusão social.
Atualmente, a equipe técnica do CAPS é composta por: 01 psiquiatra, 03 psicólogos, 01 assistente social (gerente), 01 enfermeira, 03 auxiliares de enfermagem, 01 farmacêutico e 01 fonoaudióloga.
As atividades desenvolvidas são: Grupos de psicoterapia e ludoterapia; Oficinas terapêuticas, Consultas médicas com psiquiatra, Grupos educativos, Grupos de orientação familiar, Atendimento individual aos pacientes e pais, visitas domiciliares, atividades externas, Matriciamento (trabalho conjunto com UBS e rede de atenção psicossocial), Reuniões e Visitas a Abrigos/SAICAS, escolas e organizações; participação em audiências, conselhose fóruns locais e municipais.
b) Terapia Assistida por Animais (TAA) – Uma nova proposta
O CAPS Infantil Santo Amaro iniciou recentemente um processo de reflexão acerca da importância do contato e relação das crianças e adolescentes com animais, especialmente as que apresentam quadro de transtorno mental grave.
A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste na utilização de animais como recurso facilitador para abordagem e estabelecimento de terapias, objetivando promover a melhora social, emocional, física