Projeto Tecnológico: Mapeando Processos de Gestão
O Brasil é perfeitamente capaz deste feito. Desenvolvemos dois setores bem distintos: o agrícola e o aeroespacial, que hoje são altamente competitivos, principalmente devido à ênfase dada em pesquisa e desenvolvimento no passado e que continua com muito investimento ainda hoje.
Neste mundo globalizado e altamente conectado, precisamos atrair mais os talentos estrangeiros. Pasmem! O Brasil tinha no início de 1900, 5% da força de trabalho de estrangeiros. Hoje, um século depois, temos somente 0,5% da força de trabalho de estrangeiros. Devemos não só atrair os estrangeiros, mas principalmente oferecer condições para os brasileiros que estão no exterior tenham um vínculo maior com as instituições brasileiras, elevando assim o nível de qualificação de nossos profissionais e, consequentemente, de nossa produtividade.
Para o país tornar-se competitivo é necessário que suas empresas e organizações sejam competitivas, e para isso é necessário que seus colaboradores sejam profissionais competitivos, que por sua vez só o serão se forem qualificados e produtivos. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que a produtividade do trabalhador na indústria brasileira caiu de 30% para 20% se comparado ao trabalhador da indústria norte-americana nos anos de 1973 a 2004. Hoje, um trabalhador norte-americano produz o equivalente à produção de cinco brasileiros, por um