Projeto Tecnico
Diante dos problemas da Ler-Dort uma doença que envolve movimentos repetitivos, onde se torna um fenômeno mundial, e com a grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária, quais seriam os fatores que pudera colaborar para a prevenção imediata dessa ergonomia, já que o trabalhador não advém de condições necessárias no ambiente de trabalho, evitando assim maiores complicações dessa doença?
HIPOTÉSES
O estigma criado em torno da Ler, contribuiu para que o paciente tenha receio em recorrer à assistência médica, a não ser quando já se encontra com dificuldade de manter o ritmo de trabalho; somado a está situação, o paciente enfrenta o afastamento do trabalho, o que significa geralmente perda econômica e afastamento do círculo que lhe é habitual e no qual tem um papel definido socialmente.
As Ler representa um grupo heterogêneo de quadros clínicos, alguns deles bem definidos como tenossinovite, sinovite ou epicondilite e outros mais difusos. Encontrar um tratamento que seja adequado é mais um dos desafios que acaba enfrentando. Infelizmente, a grande maioria de tratamento público ou privado ainda está despreparada para receber esse paciente, nesse caso mostra-se que em todo o país as Ler ocupa posição de destaque entre a demanda.
Desta forma, torna-se necessário o estudo da produção de uma nova ferramenta de análise ergonômica que possa verificar todo tipo de atividade, podendo ser utilizada por qualquer profissional da área de ergonomia, espera-se que por meio do estudo desta nova ferramenta, haja uma cooperação e ajuda para a ergonomia e para os meios de avaliação, sem que cause divergências de opiniões a respeito de sua fidedignidade, em relação às tarefas multifuncionais e até mesmo repetitivas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TRABALHO, SEGURANÇA E MEDICINA. Lei nº 6.514, de 22 de Dezembro de 1977 e Normas Regulamentadoras – NR, aprovadas