projeto tcc
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Samara Cristina Silva
1 TEMA
A importância dos contos de fada na educação infantil.
1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA
A escolha do tema foi resultado de um estudo de pesquisa, visando conhecer e entender melhor a importância dos contos de fadas na educação infantil.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como as historias de contos de fadas podem contribuir com a formação préescolar e na fase de aquisição da leitura e escrita?
3 JUSTIFICATIVA
A pesquisa trata de reconhecer a importância de a literatura infantil estar habitualmente incluída no cotidiano dos alunos e incentivar a formação do hábito de leitura á partir dos anos iniciais de ensino.
A literatura infantil leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
É essencial focar a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro, bem como traçar estratégias para desenvolver o hábito de
ler. As estórias são estimulantes e encorajadoras na luta da vida valorizam os princípios éticos na relação com o outro: o mal é castigado e o bem é valorizado, trazendo a proposta de plena vitória final do bom e do bem.
Portanto, o Conto de fadas é um alimento são para a alma, ativando a fantasia da criança como uma base natural para uma posterior e ampla instrução.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Enfatizar a importância de inserir as histórias de contos de fadas no ensino desde os anos iniciais do ensino infantil.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar analise dos melhores meios e maneiras de incentivar o hábito de leitura; Apresentar as contribuições que os contos podem trazer para o ensino e aprendizagem infantil.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os contos de fadas surgiram na França no fim do século XVII e foram os franceses que criaram o termo “Conte de Fee” que logo se tornou o “Fairy Tale” em inglês, já no Brasil eles começam a surgir somente no século XIX
Segundo ABRAMOVICH (1995 p.17) “contar histórias é a mais