Projeto tc
1 INTRODUÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
1.2.2 Objetivos Específicos
1.3 JUSTIFICATIVA
1 INTRODUÇÃO
Atualmente se reconhece a estabilidade de preços como o principal objetivo de longo prazo para a política monetária. E uma série de princípios devem ser seguidos para a política ser bem sucedida, sendo o principal deles a adoção de uma âncora nominal e de uma regra para a política monetária. A âncora ata o valor da moeda doméstica a uma variável nominal, e a regra mostra como o banco central deve alterar seus instrumentos. As regras para a política monetária podem ser através de agregados monetários ou taxas de juros.
Para a economia brasileira, a taxa de câmbio é uma variável muito relevante, por ser uma economia emergente, ser basicamente exportadora de commodities e importadora de produtos industrializados e bens de capital, além de ter um mercado financeiro razoavelmente desenvolvido. Outro fato relevante é de o Brasil ter até pouco tempo atrás uma parte considerável de sua dívida pública indexada ao dólar americano e por emitir títulos públicos ainda indexados nesta mesma moeda.
O impacto da taxa de câmbio da taxa de câmbio no crescimento de economias em desenvolvimento como o Brasil é uma questão controversa, pois uma forte apreciação da moeda interna tende a repercutir em um crescimento do mercado interno, pois aumenta o poder de compra em geral. Por outro lado as exportações brasileiras tendem a cair, pois os produtos tornam-se menos competitivos no mercado internacional.
Este estudo pretende contribuir para a análise acerca do impacto causado na economia pelas variações da taxa de câmbio no Brasil no curto prazo, visto que em geral, pode-se notar que o impacto de apreciações e depreciações da taxa de câmbio sobre a economia brasileira percebe-se apenas no curto prazo, considerando que no longo prazo, conforme a taxa se estabiliza em um novo patamar este impacto tende a cessar.
1.1