Projeto socioambiental verde água
O projeto socioambiental Verde Água, desenvolvido em Mogi Mirim, é uma parceria SESAMM e o Instituto de Cooperação e Desenvolvimento AMBIENTE TOTAL. O objetivo do projeto é contribuir para a adoção de boas práticas socioambientais com ênfase a sustentabilidade e que contemplem as interrelações do meio natural com o social.
É proposto o uso de ferramentas baseadas na educação ambiental, tendo como princípio modelos e instrumentos de gestão que visam um desenvolvimento sustentável nas seguintes práticas sociais: o Mapeamento Socioambiental e a Agenda 21 nas escolas. O Mapeamento Socioambiental é um recurso que incentive os moradores do município a repensarem como a sua cidade está se desenvolvendo, ou seja, uma conscientização a respeito do próprio território. Consequentemente, é uma ferramente utilizada para identificar os recursos e atividades disponíveis voltados para a sustentabilidade. A Agenda 21 nas escolas tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola que obtiver melhora em seu desempenho ambiental, visando mudanças de posturas dos diversos segmentos da escola em benefício do meio ambiente e a aplicação de conceitos e idéias de educação e gestão ambiental ao seu cotidiano.
O programa é baseado em sete passos que as escolas devem adotar como processo. Esses elementos ou passos foram criados para pontuar o processo, já que a estrutura é flexível para ser adotada por escolas que se encontrem em qualquer nível de desenvolvimento de atividades de cunho ambiental e que possuam diferentes recursos humanos e financeiros.
O projeto socioambiental Verde Água iniciou suas atividades 2011, e seus objetivos prevêem a contuinuidade de ações que busquem uma melhor relação entre homem natureza.
FONTE:
http://www.ambientetotal.org.br/projeto-verde-agua-mogi-mirim/