Projeto social
ATRAVÉS DA INTERAÇÃO GMA X COMUNIDADE ESCOLAR DA EMEF LAONTE GAMA
GM SANTANA GM DJALMA GM AROLDO GM EDVALDO GM EDSON (in memória)
1-INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa trazer a responsabilidade social da guarda municipal de Aracaju a um nível que ultrapasse as atividades de segurança, com o objetivo de interagir com corpo discente da emef Laonte Gama, cultivando uma relação de respeito e admiração a instituição GMA, buscando um relacionamento de cumplicidade na prevenção a criminalidade, através da oferta de cursos profissionalizantes ministrados pelos próprios guardas, aproveitando o material humano extremamente capacitado do quadro da GMA.
2-OBJETIVOS:
Inclusão social através da profissionalização. Retirar a juventude da ociosidade.
Prevenir a criminalidade através da oportunidade. Oferecer uma melhor perspectiva de futuro. Elevar a autoestima dos alunos. Melhorar a visibilidade da GMA por parte da sociedade. Oferecer ao guardião a oportunidade de melhorar seus rendimentos.
3- JUSTIFICATIVA
Nestes tempos difíceis onde taxas de desemprego e índices de criminalidade apresentam tendências de crescimento, parece razoável supor que os dois fenômenos estejam intimamente relacionados. Não é preciso fazer nenhuma pesquisa sofisticada para perceber que uma taxa elevada e constante de desemprego que se mantenha durante muito tempo, tenderá a levar para o mundo do crime pessoas –principalmente jovens – que de outro modo estariam participando do mercado de trabalho. Dentre diversas causas que geram este aumento, sem dúvida, está a falta de uma ocupação funcional, a falta de uma qualificação profissional. Muitos jovens das regiões mais carentes da nossa cidade sofrem com a falta de politicas públicas voltadas a formação profissional, o ensino regular muitas vezes desestimula o aluno, visto que pra que ele alcance os resultados práticos do seu estudo leva-se tempo. A juventude é a fase