Projeto social de lava carro
Metodologia do Ensino de
Ciências no Campo
Profa. Dra. Ana Mauriceia Castellani
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Conhecer, compreender e refletir sobre teorias, métodos, técnicas, seleção de conteúdos e a aplicação no ensino de ciências na Educação Básica (Ensino fundamental e Médio), realizando estudos investigativos no âmbito escolar, relacionando-o e observando com os princípios teórico-metodológicos em relação à aplicação na Educação no Campo.
LONDRINA / 2012
Introdução
O Ensino de Ciências constitui um conjunto de elementos que fazem parte da vida do aluno estabelecendo todo o processo de ensino e aprendizagem com o seu mundo, portanto seu estudo deve ser visto como uma continuidade natural desta exploração. O professor como um orientador e instigador deve valorizar as colocações e o conhecimento dos alunos, desafiando e incentivando a novas descobertas e estabelecendo relações entre os conceitos trabalhados. Também pode-se trabalhar a autonomia de pensamento, capacitando o aluno a argumentar, formular questões e discutir sobre o mundo em que vive, principalmente com comunidade, buscando resolver e/ou evitar problemas. Ao tratar de ensino de ciências no campo deve-se remeter ao artigo 7º da Resolução Nº 2, de 28 de Abril de 2008, que estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo.
Art. 7º A Educação do Campo deverá oferecer sempre o indispensável apoio pedagógico aos alunos, incluindo condições infra-estruturais adequadas, bem como materiais e livros didáticos, equipamentos, laboratórios, biblioteca e áreas de lazer e desporto, em conformidade com a realidade local e as diversidades dos povos do campo, com atendimento ao art. 5º das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. § 1º A organização