Projeto social acadêmico
Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde
Adriano Diniz Lima¹; Cleiton Fabiano Carvalho¹; Deise Castro¹; Evelyn Santos Pereira¹; Francelle Alves¹; Frederico Meira¹; Leandra Pereira de Sousa¹; Nilson Gomes Matos Moreira¹; Wilker Douglas Marques¹; Maria Lucia Yoshico Wakisaka² (Orientadora).
RESUMO: Esse artigo tem como objetivo apresentar o asilo Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde, seus principais problemas de estrutura e informar sobre envelhecimento no Brasil e em geral. Foi realizada visita a instituição, entrevista com funcionário e diagnóstico dos problemas. Para tanto apresentamos um projeto de melhoria, uma planilha de orçamento de troca de telhas do local para melhor atender os moradores do asilo. Destaca-se que os problemas apresentados pelo Lar dos Idosos N.S. da Saúde se assemelham a de instituições que atendem pessoas na terceira idade.
PALAVRAS-CHAVE: Idoso, Projeto Social, Envelhecimento Populacional.
1 INTRODUÇÃO
A velhice é um processo pessoal, natural e inevitável, para qualquer ser humano, na evolução da vida. Nessa fase sempre ocorrem mudanças fisiológicas e psicossociais. Há duas formas básicas de ocorrer essas mudanças, de maneira consciente e tranqüila ou ser sentida com grande intensidade, tudo dependerá da relação da pessoa com a velhice. (FRANÇA)
A crescente população idosa no país instiga a preocupação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), para promover a garantia de qualidade de vida a esta geração cada vez mais numerosa, é preciso investir nas entidades e asilos que abrigam estas pessoas sugerindo e tendo em conta o papel menor que as políticas pública atribuem às instituições de longa permanência para idosos (Ilpis). O IPEA ressalva a importância e necessidade de existência de um sistema formal de suporte incorporando a família, comunidade ou instituição, podendo contribuir para que o idoso tenha atendimento mais qualificado, reduzindo seu grau de dependência e com